Seguindo a discussão entre eu e meu amigo, numa inóspita e escura floresta da terra média… ok, foi num bar. Mas ele era tão inóspito quanto a floresta escura.

Enfim, depois de eu passar algumas horas um tempo defendendo o universo Tolkiniano e dizendo porque ele era a maior invenção da história do tempo, este meu amigo levantou o braço e fez a afirmação fatal: “O Universo de Star Wars é melhor”.

Depois de placas tectônicas se chocarem e tempestades cósmicas assolarem planetas graças a tal afirmação, ele completou: “Mas só no filme. O filme de SdA compacta o universo para caber nos 3 filmes. O de Star Wars consegue se expandir independente de outras mídias”.

Parando pra pensar, essa afirmação até que faz sentido. Peter Jackson, nos filmes da série LotR abriu mão de um detalhamento maior (que já acontece em maior grau nas versões estendidas) para conseguir contar a história sem se perder ou sem faltarem partes importantes do livro. Mas isso acabou tirando todo o detalhamento descrito na parte 1 desse post.

Apesar de Star Wars também possuir bases em diversas outras mídias (quadrinhos, jogos, animações, etc.) a estrutura do universo de George Lucas está toda na trilogia antiga, ainda mais completa quando somada à trilogia nova.

Que fique claro que não estou fazendo juízo de valor das séries. Primeiro pelos recursos que mudaram muito nas décadas que se passaram entre elas. Segundo porque, sinceramente, se formos analisar a qualidade de cada filme, Star Wars possui alguns cheios de falhas, o que não acontece em LotR.

Depois de discutir mais um pouco, enquanto amigos nossos caíam bêbados a nossa volta, chegamos à conclusão do que caracterizava a diferença entre os dois universos:LotR, a verossimilhança do Na versão cinematográfica de mundo e seus detalhes foram acertadamente deixados um pouco de lado em favor da história principal. Isso deu substância e qualidade ao filme mas tirou a profundidade do universo. Assim, soboru apenas a estrutura da história: a jornada de Frodo.

Em Star Wars, a amplitude do universo é definida pela filosofia Jedi e sua contra-filosofia Sith. Há também uma jornada heróica: a de Luke. Mas ela é permeada por esse dilema Dark Side vs. Light Side. A filosofia em Star Wars é muito mais presente do que os detalhes no filme LotR. E muito mais complexa do que a simples jornada de Frodo (simples não quer dizer ruim).

No fim, temos que admirar ambos os mundos. também pela capacidade de serem eficientes em diferentes mídias. Será essa a narrativa do futuro? A que se estende pra fora do filme/livro/jogo/whatever? E se ela se estende, qual a melhor saída se não um universo amplo?

Respostas que o futuro nos dará. E que discutiremos em bares!

Anúncios